cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Professores do DEINFO - UFRPE são campeões latino-americanos de robótica | Departamento de Estatística e Informática

Você está aqui

Professores do DEINFO - UFRPE são campeões latino-americanos de robótica

Aconteceu entre os dias 18 a 22 de outubro, em São Carlos (SP), a Competição de Robótica Latino Americana e a Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR 2014), em São Carlos, SP, sendo considerada o maior evento de robótica da América Latina.
Os professores do Departamento de Estatística e Informática (Deinfo) da UFRPE João Marcelo Teixeira e João Paulo Lima, ambos pesquisadores do Voxar Labs CIn-UFPE, integram a equipe que desenvolveu o robô para competição. O Voxar Labs, através de uma parceria com o C.E.S.A.R, participou do evento competindo na categoria @Home, a qual foca em robôs com aplicações em ambientes domésticos e com grande interação com seres humanos.
O robô i-Zak foi projetado para ser um robô emotivo, termo trabalhado por uma equipe multidisciplinar envolvendo engenheiros, antropólogos, psicólogos, designers e cientistas da computação, visando diminuir o gap de interação entre máquina e ser humano. Suas funcionalidades foram implementadas de forma que ele possa agir como um cuidador de idosos, um personal trainer, um nutricionista, um companheiro musical, dentre outras funções.
O grupo de robótica do C.E.S.A.R foi responsável pela criação da estrutura e dos sistemas de controle do i-Zak. O Voxar Labs, seguindo um modelo de transferência tecnológica, realizou a integração de várias tecnologias próprias de visão computacional e interação homem-máquina num sistema chamado VoxarBrain. O VoxarBrain funcionou como cérebro do i-Zak, entendendo o ambiente e usuários ao seu redor, possibilitando a tomada de decisão do robô. Essa tecnologia, aliada às tecnologias do C.E.S.A.R, tornaram o i-Zak o robô mais competitivo da categoria.
Devido ao trabalho colaborativo de alto-nível, o i-Zak sagrou-se campeão da categoria @Home da competição que contou com equipes de diversas partes do país. Com o primeiro lugar na competição de 2014, o time C.E.S.A.R-Voxar Labs CIn/UFPE agora planeja sua participação no mundial do próximo ano, que ocorrerá na China.